Resolva os Conflitos!


Em Próvérbios 17:14 fala assim: Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda. E em Coríntios 13:4-5 nos fala: O amor [...] não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.


Faça a seguinte oração: Pai, quero deixar de ser aquele que discute e começar a ser alguém que resolve conflitos. Ajuda-me a pensar primeiramente em meu cônjuge e depois em mim. Ajuda-me a não exigir o que quero, mas a buscar uma solução que funcione para nós dois. Preciso de tua ajuda para combater meu egoísmo inato.


Por que é tão importante resolver conflitos? Porque conflitos não resolvidos se colocam como barreiras à união do casal. Conflitos surgem por causa de questões sobre as quais temos diferenças e nas quais os dois sentem que estão certos. Se não encontramos uma solução satisfatória para os dois, tornamo-nos inimigos em vez de parceiros, e a vida se transforma em um campo de batalha.
É muito triste o fato de milhares de relacionamento terminarem porque os casais nunca aprendem a resolver conflitos. O primeiro passo é sair do "modo de discussão" e entrar no "modo de compreensão". Parem de tentar vencer uma discussão e comecem a tentar entender um ao outro.


Quando discutimos, em essência estamos dizendo: "O meu modo de pensar é o certo. Se você não fizer do meu jeito, vou transformar sua vida num inferno". Aquele que discute insiste em impor seu ponto de vista. Aqueles que resolvem conflitos possuem uma atitude diferente. Eles dizem:"Estou certo de que podemos resolver isso de uma maneira que seja positiva para nós dois. Vamos pensar nisso juntos". Eles buscam decidir de uma forma em que os dois saiam ganhando. Começam respeitando as ideias de ambos e procurando encontrar uma solução em vez de tentar ganhar o debate.


As Escrituras dizem que o amor "não procura interesses". O amor também não é orgulhoso, de modo que não considera que o seu método de fazer as coisas é o melhor. Na verdade, amar significa buscar o melhor para a outra pessoa. Lemos o seguinte em Filipenses 2:4 "Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros". "O que seria melhor para você?" é a pergunta do amor.


Ore: Senhor, tu sabes quais são as áreas de conflito entre mim e a pessoa a quem amo. Precisamos de tua graça para resolver essas questões sem discussões e brigas constantes. Ajuda-me, em primeiro lugar e acima de tudo, a procurar entender meu cônjuge, amém.


Deus abençoe a sua vida, estamos orando por vocês!

Sandro & Michelle

Postagens mais visitadas